Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Malacostraca
Ordem: Decapoda
Família: Cambaridae
Género: Procambarus
Espécie: Procambarus clarkii
Nome Comum: Lagostim-vermelho, lagostim-americano ou lagostim-do-louisiana
Tempo de vida: Em torno de 4 anos.
Tamanho máximo: Até 12 cm.
Alimentação: Onívoro, com dieta preferencial carnívora.
Temperamento: "Territorial e agressivo, não podem ser mantidos com outros animais
Origem: Sua distribuição nativa original é a região nordeste do México e centro-sul dos EUA. É uma espécie invasora na Europa, Ásia, África, América Central e do Sul, inclusive no Brasil.
Temperatura: Entre 21º e 27º C.
Hábitos: Noturnos, permanece entocado durante o dia. As lutas territoriais ocorrem à noite e em condições de frio permanece entocada.
Características: "Aspecto usual dos lagostins, corpo dividido em cefalotórax e um abdômen alongado, segmentado. Garras simétricas, bem desenvolvidas. Quatro pares de pernas ambulatórias, antenas longas e flexíveis. Adultos costumam ter uma coloração vermelho escura, ou em tons de marrom. O abdômen pode mostrar uma mancha mais escura, em forma de cunha. As garras possuem tubérculos vermelho-vivo. Os filhotes costumam ter uma coloração acinzentada, eventualmente com bandas escuras.
Embora a variedade selvagem vermelha seja a mais comum, existem diversas outras, como a azul, branca e laranja."
Significados:
Cefalotórax: Em zoologia, chama-se cefalotórax a parte do corpo dos artrópodes (exceto no subfilo Chelicerata) que agrupa a cabeça e o tórax.
Pernas Ambulatórias: Sem qualquer modificação em quaisquer de suas parte. São adaptadas para andar ou correr. Segue a imagem:
No habitat natural: "É um animal extremamente adaptável, tolerante e fecundo, é considerada a espécie de crustáceo decápodo com a maior plasticidade ecológica. Habita variados ambientes aquáticos, desde lagos, cursos de água, até áreas de transição que sofrem alagamentos periódicos. Ocorrem também em áreas agrícolas, canais de irrigação e reservatórios."
Sexamento:
Reprodução: Sexuada. Reproduz-se em qualquer época do ano de 2 a 3 vezes ao ano. "A fêmea se entoca e termina a maturação dos ovos, libera-os, e neste momento são fertilizados. A fêmea adulta pode sobreviver emersa, dentro da toca, em alta umidade, mas para a oviposição é necessário um local aquático. Eventualmente a oviposição pode se dar em águas livres. Uma fêmea grande pode produzir até 500 ovos, são ovos pequenos, menores do que outros lagostins, medindo
Após a eclosão dos ovos o macho deverá ser separado da fêmea e dos filhotes para que não coma os pequenos lagostins. A fêmea deverá receber alimentação reforçada para que o mesmo não aconteça.
Curiosidade/reprodução: "Um aspecto bastante peculiar do ciclo biológico deste lagostim, e dos demais membros da família Cambaridae, é a alternância de duas formas nos machos, reprodutora (forma I) e não-reprodutora (forma II). Desta forma, possuem um dimorfismo cíclico, alternando períodos de atividade reprodutiva e períodos de crescimento somático. Após um período reprodutivo que dura 8 a 9 meses ao ano, passam por uma muda, revertendo para uma forma sexualmente imatura. Nesta fase, os machos não têm ganchos copuladores e os órgãos copuladores são amolecidos e de cor clara. Porém, são bastante ativos, alimenta-se vorazmente, com um crescimento rápido. As fêmeas também apresentam esta alternância nas formas, mas este só é evidente no seu comportamento, na receptividade aos machos."
Dica de Aquaterrário
Segundo as ir informações que li os lagostins vermelhos necessitam de um espaço grande que pode ser 30x65x45. A aquaterrário deverá ter uma parte imundada e uma parte emersa (óbvio). Com toca e TAMPA, pois que os lagostins são ótimos "alpinistas". Muito cuidado ao colocar algum outro animal com os lagostins, eles podem virar comida.
Vídeos
Acasalamento
Eclise
Fonte:
http://www.planetainvertebrados.com.br/index.asp?pagina=especies_ver&id_categoria=26&id_subcategoria=22&com=1&id=77&local=2
http://trabalhoartropodes.blogspot.com.br/
http://www.planetainvertebrados.com.br/index.asp?pagina=especies_ver&id_categoria=26&id_subcategoria=22&com=1&id=77&local=2
Nenhum comentário:
Postar um comentário