sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Procambarus clarkii (Lagostim Vermelho)

Bom dia, hobbystas. Hoje preparei um post sobre um invertebrado muito comum no cardápio de muitos brasileiros: O Lagostim Vermelho ou Procambarus clarkii. Pra falar a verdade é um animal que eu adoraria ter como pet, porem sua venda e criação no Brasil está proibida. Vamos la?
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Malacostraca
Ordem: Decapoda
Família: Cambaridae
Género: Procambarus
Espécie: Procambarus clarkii
Nome Comum: Lagostim-vermelho, lagostim-americano ou lagostim-do-louisiana

Tempo de vida: Em torno de 4 anos.

Tamanho máximo: Até 12 cm.

AlimentaçãoOnívoro, com dieta preferencial carnívora.

Temperamento: "Territorial e agressivo, não podem ser mantidos com outros animais em cativeiro. Têm comportamento canibal, especialmente se criado em altas densidades. [...] Destrói plantas ornamentais. Tornam-se vulneráveis após a ecdise, podendo ser atacados por peixes e outros lagostins."

Origem: Sua distribuição nativa original é a região nordeste do México e centro-sul dos EUA. É uma espécie invasora na Europa, Ásia, África, América Central e do Sul, inclusive no Brasil.

Temperatura: Entre 21º e 27º C.

HábitosNoturnos, permanece entocado durante o dia. As lutas territoriais ocorrem à noite e em condições de frio permanece entocada.

Características: "Aspecto usual dos lagostins, corpo dividido em cefalotórax e um abdômen alongado, segmentado. Garras simétricas, bem desenvolvidas. Quatro pares de pernas ambulatórias, antenas longas e flexíveis. Adultos costumam ter uma coloração vermelho escura, ou em tons de marrom. O abdômen pode mostrar uma mancha mais escura, em forma de cunha. As garras possuem tubérculos vermelho-vivo. Os filhotes costumam ter uma coloração acinzentada, eventualmente com bandas escuras.
Embora a variedade selvagem vermelha seja a mais comum, existem diversas outras, como a azul, branca e laranja."
Significados: 
Cefalotórax: Em zoologia, chama-se cefalotórax a parte do corpo dos artrópodes (exceto no subfilo Chelicerata) que agrupa a cabeça e o tórax.
Pernas Ambulatórias: Sem qualquer modificação em quaisquer de suas parte. São adaptadas para andar ou correr. Segue a imagem:














No habitat natural: "É um animal extremamente adaptável, tolerante e fecundo, é considerada a espécie de crustáceo decápodo com a maior plasticidade ecológica. Habita variados ambientes aquáticos, desde lagos, cursos de água, até áreas de transição que sofrem alagamentos periódicos. Ocorrem também em áreas agrícolas, canais de irrigação e reservatórios."

Sexamento:


Reprodução: Sexuada. Reproduz-se em qualquer época do ano de 2 a 3 vezes ao ano. "A fêmea se entoca e termina a maturação dos ovos, libera-os, e neste momento são fertilizados. A fêmea adulta pode sobreviver emersa, dentro da toca, em alta umidade, mas para a oviposição é necessário um local aquático. Eventualmente a oviposição pode se dar em águas livres. Uma fêmea grande pode produzir até 500 ovos, são ovos pequenos, menores do que outros lagostins, medindo 0,4 cm de diâmetro. Estes permanecem fixos nos pleópodes abdominais, e o período de incubação dura 3 semanas. Após nascerem, os filhotes permanecem fixos à região abdominal da fêmea por 8 semanas, caracterizando cuidado parental. Neste período passam por duas ecdises. Os filhotes crescem rapidamente, atingem 2 cm em um mês, e 8 cm em três meses. Atingem maturidade sexual com cerca de 6 cm."
Após a eclosão dos ovos o macho deverá ser separado da fêmea e dos filhotes para que não coma os pequenos lagostins. A fêmea deverá receber alimentação reforçada para que o mesmo não aconteça.

Curiosidade/reprodução: "Um aspecto bastante peculiar do ciclo biológico deste lagostim, e dos demais membros da família Cambaridae, é a alternância de duas formas nos machos, reprodutora (forma I) e não-reprodutora (forma II). Desta forma, possuem um dimorfismo cíclico, alternando períodos de atividade reprodutiva e períodos de crescimento somático. Após um período reprodutivo que dura 8 a 9 meses ao ano, passam por uma muda, revertendo para uma forma sexualmente imatura. Nesta fase, os machos não têm ganchos copuladores e os órgãos copuladores são amolecidos e de cor clara. Porém, são bastante ativos, alimenta-se vorazmente, com um crescimento rápido. As fêmeas também apresentam esta alternância nas formas, mas este só é evidente no seu comportamento, na receptividade aos machos."


Dica de Aquaterrário
Segundo as ir informações que li os lagostins vermelhos necessitam de um espaço grande que pode ser 30x65x45. A aquaterrário deverá ter uma parte imundada e uma parte emersa (óbvio). Com toca e TAMPA, pois que os lagostins são ótimos "alpinistas". Muito cuidado ao colocar algum outro animal com os lagostins, eles podem virar comida. 

Vídeos
Acasalamento

Eclise 


Fonte:
http://www.planetainvertebrados.com.br/index.asp?pagina=especies_ver&id_categoria=26&id_subcategoria=22&com=1&id=77&local=2
http://trabalhoartropodes.blogspot.com.br/
http://www.planetainvertebrados.com.br/index.asp?pagina=especies_ver&id_categoria=26&id_subcategoria=22&com=1&id=77&local=2


Nenhum comentário:

Postar um comentário